Em síntese, alguns assuntos acontecidos , mas que merece particular destaque:
- Depois d
e alguns adiamentos começou em 15/04 os campeonatos da FPPDAM, referentes á 3ª divisão. os resultados são do conhecimento geral, com bons desempenhos para a Companhia dos Mares, colocando aguns nomes em lugares de topo, uma vez que para isso contribuiu o bom desempenho deles na primeira prova. Para outros nem tanto ( foi meu caso ), mas fica sempre a vontade de lutar até ao fim. O dia de prova esteve aceitável o peixe não abundou , mas mesmo assim a ter em conta os resultados ............até se apanhou uns peixinhos.
- Terminada esta primeira etapa, tive conhecimento do adiamento da primeira prova da 2ª divisão da FPPDAM, uma vez que todos devem estar recordados, o tempo não ajudava e a " malta " ia ficando cada vez mais angustidada ......pescador de competição sofre!!!
- No entretanto a 3/05/09, realizou-se a prova do Inatel em Sines para categoria de Boia Mar. Assisti a esta prova como comissário ( é sempre um prazer ). A prova correu bem,
mas vou aproveitar este blog , para deixar alguma indignação para quem legisla neste País . Não sou contra regras ou leis que melhorem, dinamizem e criem sistemas de control para defesa da fauna ou daqueles que de civismo nada têm. Estamos de acordo é preciso haver regras. No entanto o excesso demonstrado na criação de algumas leis ou regras parece-me perfeitamente lamentável. Refiro-me entre muitas outras ao facto de ser proibido Engodar em provas de mar. Poderia aqui manifestar a minha discordância, mas prefiro fazer um alerta para aqueles que assim decidiram, no sentido que tenham em linha de conta que qualquer dia não teremos atletas para participar em provas pois o interesse é nenhum, resultado de tanto entrave que se coloca......... e já agora pensem também que com esta falta de interesse se acaba por desanimar o mercado de consumo. Já perguntaram aos agentes económicos como vai a vidinha? E a propósito, como está adesão ás Licenças em 2009, comparativamente com 2008? Ouvi dizer que a coisa está complicada com percas na ordem dos 40%. Eles que legislão esquecem que também para o Pescador é uma questão de ........Engodo.
- Em meados de Maio recebi um telefonema do meu e nosso amigo Carlos Motaco, informando que estava incluído na equipa B para o Campeonato Nacional de Clubes ( Alto Mar ...cla
ro ) , facto que registei com muita satisfação. Lá fomos estrada fora, com uma paragem técnica na Mimosa para tomar uns comprimidos contra algum enjoo e comprar uns souvenirs ( Chouriças, queijos , etc. ). Para acabar este dia tivémos uma recepção dos Deuses na mansão do nosso amigo Vitor Ribeiro, que para além de nos ter feito uma visita guiada ao seu imóvel que se revelou de muito cansativa dada a extensão do abrigo, brindou-nos em seguida com umas entradas e um valente churrasco, isto tudo muito bem regado e acompanhado com muita batata frita (...era mesmo muita ). Poupando comentários o dia nasceu e também a vontade de fazer uma bela pescaria. Após a concentração a prova foi anulada, porque realmente não havia condições de segurança. É sempre aborrecido e ficamos sempre frustados por isso acontecer , ainda mais quando movimenta muita gente e meios, mas temos de aceitar que foi uma decisão boa e considerar aqueles que a souberam decidir.
- Posteriormente a estes factos realizou-se em sesimbra a 2ª prova da 3ª divisão da FPPDAM, que protagonizou grandes reviravoltas na tabela mas manteve em absoluto o nosso colega Rui Carricho no primeiro lugar da geral. O mar estava agitado, o peixe não era muito e tivémos que nos aplicar aos de 10 pts, como já é hábito por aquelas paragens.
- Em 31/05 realizou-se pelo Inatel 1ª prova Águas Interiores que teve lugar na barragem de S Susana ali
para os lados de Álcacer do Sal......se não conhecem vão até lá pois é muito agradável. Fiquei a apreciar dois campeões - o Cláudio Cepinha e José Evangelista ( aqui na imagem ) - a prova foi ganha em absoluto pelo Zé com 13,800 Kg. Deixo aqui um alerta - se alguma vez tiverem opurtunidade de verem estes dois senhores a competir um com o outro......aproveitem pois até cansa de os vêr tirar peixe. Tive ocasião de cronometar estes dois atletas e constatei que em cada minuto pescavam entre três a cinco ameletes. No final o vencedor tinha contabilizado qualquer coisa como 540 peixes em quatro horas de prova. É fantástico não acham??
- A 7/06 realizou-se a 2ª prova de Águas Interiores do Inatel. Esta prova foi efectuada novamente na barragem da S Susana num dia meio n
ublado com alguns chuviscos e um pouco de vento. Novamente como comissário de prova presenciei a mais uma prova interessante em que os protagonistas principais foram os mesmos da prova anterior. José Evangelista da C Mares foi o vencedor desta vez com 9,800Kg e 350 exemplares pescados seguido de Claudio Cepinha com 9,200 Kg. O dia fica marcado por uma vitória absoluta da Companhia dos Mares, uma vez que obteve o primeiro lugar em todos os sectores.
Estes alguns relatos de forma muito abreviada de acontecimentos que considero de relevância se passaram nestes ultimos meses.
BOA PESCARIAAA!
ResponderEliminarbeijinho
Rita
conheso bem a barragem do pego do altar e a aldeia de santa sozana sera que a alguma legislaçao para a pesca as ameletes obrigado
ResponderEliminar